Tudo sobre cirurgias duplas
No Brasil, temos cada vez mais pessoas com interesse em fazer cirurgia plástica em diversas partes do corpo na mesma operação; essa é uma maneira de economizar tempo de recuperação e também resolver mais de um problema de uma vez.
No entanto, a realização de cirurgias plásticas combinadas deve ser avaliada com muita cautela pelo cirurgião.
De fato, algumas combinações funcionam muito bem e possibilitam que o paciente faça mais de um procedimento por vez. Entretanto, para obter bons resultados de forma segura, é necessário fazer um planejamento detalhado e minucioso das cirurgias.
1
Benefícios
Quando todos os cuidados de segurança em cirurgia plástica são seguidos corretamente, a associação pode ter alguns benefícios, tais como:
– Menor custo;
– Período único de recuperação e afastamento das atividades sociais e trabalho;
– Uma única anestesia;
– A realização de apenas uma consulta para avaliação pré-operatória;
– Melhora do resultado final pelo efeito complementar de duas ou mais cirurgias.
Claro que os benefícios físicos são mais óbvios na medida em que os resultados podem ser comprovados progressivamente na fase de recuperação. Mas os ganhos emocionais podem ser ainda maiores, uma vez que muitas pessoas reconquistam seu amor próprio, quando enfim, realizam a associação dos sonhos.
2
Cirurgias corporais combinadas mais frequentes
​
-
Abdominoplastia e Mamoplastia (com ou sem implante mamári
-
Lipoaspiração e Abdominoplastia;
-
Abdominoplastia e Mamoplastia (com ou sem implante mamário).
3
Quais fatores são levados em consideração?
Estar saudável é uma condição fundamental para se realizar qualquer procedimento cirúrgico, ainda mais para este tipo de operação.
Pessoas com doenças ou situações crônicas como diabetes, pressão alta e problemas de tireoide, devem ter uma atenção especial. Quem está acima do peso ou teve uma grande perda dele, assim como quem fuma ou costuma beber com mais frequência também deve ser alvo de cuidados e orientações à parte.
Por isso, se você pensa em se candidatar a essa opção de cirurgia, redobre a atenção e cuidado com seu organismo.
Lembrando que as condições psicológicas do paciente e o porte dessas cirurgias plásticas também serão avaliados.
4
Anestesia + Tempo de cirurgia
Cirurgias muito longas ou muito extensas na área do corpo podem aumentar os riscos para o paciente. Por isso quando se envolve outro procedimento, tudo precisa ser muito bem analisado.
Já que, além do tempo da cirurgia, há o tempo da anestesia e estas duas condições associadas resultam em alterações no metabolismo e fisiologia do corpo, que são parecidos com o de um trauma – estresse cirúrgico. Por isso, precisam ser muito bem calculadas.
6
Pós-operatório
A logística pós-operatória é muito importante, pois existem cirurgias que possuem cuidados no pós-operatório como restrições de atividades e movimentos bem parecidos, enquanto outras não – o que impede de serem associadas.
Uma combinação que não funciona muito bem, por exemplo, é a prótese de bumbum com cirurgias de mamas ou abdome.
No pós-operatório da cirurgia de bumbum, não é aconselhável deitar-se ou apoiar-se sobre o local operado, exigindo-se que se deite de barriga para baixo, o que facilmente comprometeria a cirurgia de mama ou do abdome. Já a prótese de bumbum com a lipoaspiração não oferece esse risco.
Vale a ressalva que uma pessoa com disponibilidade para um mês ou mais de recuperação, com auxílio de outras pessoas, poderá associar cirurgias com mais chances de ter uma boa recuperação.
5
Quando não fazer cirurgias plásticas combinadas
Existem cirurgias que, quando combinadas, dificultariam o posicionamento do paciente. Um bom exemplo disso é tentar combinar a gluteoplastia e cirurgias na parte frontal do corpo, tendo em vista que no pós-operatório é necessário evitar o peso do corpo sobre o local operado.
É imprescindível considerar as durações da cirurgia e do efeito da anestesia na hora de avaliar se é possível fazer cirurgias combinadas. O recomendado é que o tempo não seja superior a 4 horas, pois, quanto maior o tempo, mais sangue o paciente perderá e também maior será o período de recuperação.
7
Atenção!
Para realizar cirurgias combinadas, é preciso um bom cirurgião plástico. Lembre-se de conferir se o nome do profissional consta no site da SBCP e converse abertamente com o seu médico sobre a possibilidade e os riscos que envolvem os procedimentos de seu interesse.